Image Map

Slide

Quem são os candidatos Contadores mais ricos do Brasil?

 


Todos os anos de eleição sempre temos grandes novidades na base de candidatos. 

Quando uma pessoa se candidata a um órgão público, ele se torna uma pessoa pública e exposta. Deve ser transparente com a população. 

Essa transparência se dá pela prestação de contas de gastos de campanha e também com publicidade de seus bens patrimoniais. 

Todos os candidatos "deveriam" apresentar seus bens e/ou sua declaração de imposto de renda que comprove seu patrimônio. 

Até aí tudo bem...

Mas é agora que a mágica acontece. O TSE disponibiliza a base de dados das campanhas eleitorais para análise estatística. Esta base de dados é pública e qualquer pessoa pode ter acesso a essas informações. O que acontece é que muitas pessoas não sabem como processar esses dados e não sabem então como chegar nessas informações. 

É natural de algumas pessoas terem curiosidades sobre o patrimônio de outra, isso é normal. 


Diante disso, como eu gosto de trabalhar com análise de dados, gosto de trabalhar com o Power BI/Qlikview e sou um entusiasta a usar dados públicos pela sua riqueza de informações, pela sua utilidade pública, eu montei um painel de BI-Business Intelligence com os dados da campanha municipal de todo o Brasil de agora 2020. 

O link para você acessar é: bit.ly/eleicoespbi2020  

Isso tudo serviu para contextualizar você sobre o tema antes que me digam que essas informações são sigilosas. 

Vamos agora para o que interessa de verdade...

Cada candidato deve colocar a sua OCUPAÇÃO na sua ficha de cadastro. Lógico que, essa informação pode condizer com a situação da pessoa naquele momento ou não. Pode condizer com a sua formação mas a pessoa não exerce mais essa função, isso é importante de se destacar. 

Mas, desconsiderando estes pontos e filtrando todos os candidatos DE TODO O BRASIL com a ocupação CONTADOR, segue a lista dos Contadores mais ricos do Brasil candidatos a algum cargo nessas eleições de 2020. 


Quer acessar as informações? 

Planilha 2020: Acesse a Planilha ONLINE

Painel Power BI: Acesse o BI para análise

Ao total, tivemos 1.653 candidatos com a ocupação CONTADOR. 



Mas tem umas coisas que intrigam... Como uma pessoa que apenas lê e escreve, ensino fundamental incompleto pode se candidatar com a ocupação de Contador. Para estes casos, provavelmente seja alguma divergência no cadastro do candidato. 


Outro ponto interessante é a quantidade de Contadores concorrendo ao cargo de Prefeito. 


Interessante conhecer também a distribuição do patrimônio entre os candidatos Contadores. 


Podem ser dados que não sirvam para muita coisa... Mas o mais interessante dessa história toda é a capacidade analítica de investigação de dados que dá para usar em qualquer ramo que você possa pensar. 


Ah... As informações são públicas e estão disponíveis neste site do TSE. Podem haver divergências com os dados apresentados para o TSE com os dados reais da declaração para fins de candidatura eleitoral. 

Até mais, 

Odair.

Conheça a Central do Microempreendedor MEI. Clique no link a seguir e saiba mais: