Todos os anos de eleição sempre temos grandes novidades na base de candidatos.
Quando uma pessoa se candidata a um órgão público, ele se torna uma pessoa pública e exposta. Deve ser transparente com a população.
Essa transparência se dá pela prestação de contas de gastos de campanha e também com publicidade de seus bens patrimoniais.
Todos os candidatos "deveriam" apresentar seus bens e/ou sua declaração de imposto de renda que comprove seu patrimônio.
Até aí tudo bem...
Mas é agora que a mágica acontece. O TSE disponibiliza a base de dados das campanhas eleitorais para análise estatística. Esta base de dados é pública e qualquer pessoa pode ter acesso a essas informações. O que acontece é que muitas pessoas não sabem como processar esses dados e não sabem então como chegar nessas informações.
É natural de algumas pessoas terem curiosidades sobre o patrimônio de outra, isso é normal.
Diante disso, como eu gosto de trabalhar com análise de dados, gosto de trabalhar com o Power BI/Qlikview e sou um entusiasta a usar dados públicos pela sua riqueza de informações, pela sua utilidade pública, eu montei um painel de BI-Business Intelligence com os dados da campanha municipal de todo o Brasil de agora 2020.
O link para você acessar é: bit.ly/eleicoespbi2020
Isso tudo serviu para contextualizar você sobre o tema antes que me digam que essas informações são sigilosas.
Vamos agora para o que interessa de verdade...
Cada candidato deve colocar a sua OCUPAÇÃO na sua ficha de cadastro. Lógico que, essa informação pode condizer com a situação da pessoa naquele momento ou não. Pode condizer com a sua formação mas a pessoa não exerce mais essa função, isso é importante de se destacar.
Mas, desconsiderando estes pontos e filtrando todos os candidatos DE TODO O BRASIL com a ocupação CONTADOR, segue a lista dos Contadores mais ricos do Brasil candidatos a algum cargo nessas eleições de 2020.
Quer acessar as informações?
Planilha 2020: Acesse a Planilha ONLINE
Painel Power BI: Acesse o BI para análise
Ao total, tivemos 1.653 candidatos com a ocupação CONTADOR.
Mas tem umas coisas que intrigam... Como uma pessoa que apenas lê e escreve, ensino fundamental incompleto pode se candidatar com a ocupação de Contador. Para estes casos, provavelmente seja alguma divergência no cadastro do candidato.