Image Map

Slide

Como aplicar Business Intelligence em sua Contabilidade Fiscal ou aprimorar sua Contabilidade Consultiva

Olá, tudo bem?

O motivo deste post é para saber se você tem interesse em entrar na tecnologia de BI-Business Intelligence aplicada a área Fiscal e a Contabilidade Consultiva.

Caso você não saiba o que é BI-Business Intelligence, em uma tradução livre é Inteligência de Negócios. São técnicas com a aplicação de tecnologia onde é possível analisar uma grande quantidade de dados, informações e transformar informações que não fazem nenhum sentido em informações relevantes e que em conjunto podem ajudar na produtividade e na tomada de decisões.

Geralmente as ferramentas de BI, são aplicadas para temas gerenciais para se ter projeções, indicadores e análises gráficas.

Em um dos meus trabalhos que passei como consultor tributário eu conheci uma ferramenta de BI chamada de Qlikview que é a melhor ferramenta de BI do mundo atualmente. Isso foi por volta de 2013 maios ou menos.


Nós realizavamos auditoria fiscal das escriturações EFD-ICMS/IPI, EFD-Contribuições, NF-e tudo uma por uma. Analisando os DANFEs das NF-e e muita coisa acabava passando errado pois não olhavamos os arquivos XML para analisar como a nota estava sendo emitida realmente. Imagina só, tinha um cliente que faturava por volta de 5 mil notas por mês. Como eu iria olhar XML por XML desse cliente?Sem chance!

Foi aí que pensamos em aplicar a ferramenta de BI para nos auxiliar nessas análises. Então começamos os estudos. Foram 5 anos de estudos para chegar na ferramenta que tenho hoje. Hoje consigo analisar infinitos arquivos XML de NF-e, NFC-e, CT-e, consigo acessar o banco de dados do EFD-ICMS/IPI, EFD-Contribuições, ECD, ECF, extrair todas as informações que estão no validador de todos os clientes de todos os períodos, construir as análises que eu quiser, da forma que eu quiser para conferir o que eu quiser. Basta um clique e já filtro automaticamente toda a movimetação de uma empresa. Outro clique, se eu quiser filtrar uma filial, ou um clique se eu quiser filtrar uma NCM, ou um clique se eu quiser filtrar um mês, ou um ano, ou um participante, ou um item... sei lá... eu filtro o que eu quiser e analiso o que eu quiser. Se eu quiser enviar para o excel, só clicar em exportar e pronto. A tabela vai para o Excel e continuo a análise por lá.

Recentemente consegui acesso ao sistema Domínio Contábil. Esse programa é mais para escritórios de contabilidade. Atualmente eu faço a parte fiscal de uma indústria de confecção onde temos uma movimentação considerável. Importo a movimentação de entrada para a contabilidade pelo arquivo EFD-ICMS/IPI gerado pela empresa e a movimentação de saídas e entradas próprias pelos arquivos XML das NF-e. Acontece que, diversas informações como CST de ICMS, algumas CST origem, CST de PIS, COFINS, IPI, movimentação física do item, base de cálculo dos impostos vem errado e eu não consigo visualizar tudo isso de uma forma rápida e fácil se não exportando diversos relatórios, montando análises e filtros em excel ou até mesmo gerando um SPED e olhando por lá... Foi aí que eu consegui conectar o BI ao Domínio e hoje faço minhas conferências que eu quiser utilizando informações diretas do banco de dados do Domínio. Muito mais rápido, confiável e com a vantagem de analisar o que eu quiser da forma que eu quiser da empresa que eu quiser do período que eu quiser e o que eu quiser. Eu vejo muito o pessoal falar de Contabilidade Consultiva. Primeiro que para aplicar técnicas de consultoria com a correria que temos hoje em dia nos escritórios contábeis, você teria que contratar mais pessoas e isso gera custo e consequentemente redução de lucro. A minha proposta seria automatizar algumas análises gerenciais dentro do banco de dados na contabilidade, ou até mesmo com os arquivos XML das NF-e em forma de relatórios e no fim de cada mês, apenas gerar estes relatórios gerenciais e encaminhar para os clientes com as análises consultivas. Isso já vai agregar um valor imenso ao seu escritório sem muito esforço. Vai ter um pouco de trabalho no começo para montar a ferramenta mas depois, só alegria.

Não é só para contabilidade, caso uma pessoa em uma empresa queira tirar informações importantes dos seus arquivos XML pode também e muita informação dá para sair daí.


Eu estou pensando em compartilhar esta ferramenta com as pessoas. Só que não adianta eu simplesmente te fornecer o arquivo. Você precisa entender como funciona, entender muita coisa para conseguir aplicar isso no seu dia a dia. Por isso estou planejando um treinamento para isso. Neste treinamento você irá aprender sobre o BI, como usar na Contabilidade, no Fiscal, no DP e ainda você irá receber minhas aplicações para usar.

O motivo desse primeiro contato é saber se você tem interesse nisso. Caso tenha me envie seu e-mail para odair@odairbergamo.com.br para que eu inclua o seu nome em uma outra lista exclusiva deste tema para avançarmos na tecnologia do seu negócio.

Até mais!