Image Map

Slide

Como a tecnologia de Business Intelligence pode aprimorar o trabalho de revisão tributária de advogados e contadores?



Quem trabalha com a área fiscal sabe a quantidade de normas e regras fiscais que temos atualmente. Sem contar as inúmeras obrigações acessórias que estão cada vez mais no cotidiano daqueles que trabalham com contabilidade.

O fisco está cada vez mais tecnológico e moderno em suas estruturas de análises e cruzamentos fiscais. Esta realidade no passado era inversa. Tínhamos um fisco defasado e as empresas com uma tecnologia bem mais avançada que os permitiam realizar operações e artimanhas para driblar a fiscalização.

Com o projeto SPED, as escriturações passaram a ser digitais e um mar de informações passou a ser criado. Com essas informações abundantes, o trabalho de revisão tributária que antes se baseava apenas em Demonstrações Contábeis, agora já é possível uma análise mais precisa e confiável. 

O desafio para os desenvolvedores de sistemas foi e ainda é gigantesco. Atender as regras tributárias ricas em detalhes para enviar informações corretas para o fisco passou a ser obrigação.

Existem soluções no mercado que são capazes de auxiliar na conferência desses arquivos digitais e simular os cruzamentos fiscais. Recentemente testei a ferramenta e-Auditor da empresa e-Auditoria. A ferramenta oferecida por eles é bacana e com um preço acessível. Realiza várias conciliações, conferências e cruzamentos para simular o trabalho de uma auditoria fiscal. Mas a ferramenta se limita a 1x1, isto é, os cruzamentos são realizados competência x competência. 

Outra solução que utilizo e que tem se mostrado bastante eficaz é a tecnologia de Business Intelligence para análise de dados tributários. Esta tecnologia os fiscos já estão usando a algum tempo. Através de Business Intelligence é possível realizar análise de Big Data, que são grandes quantidades de informações, com uma interação humana nas análises, customizando as informações e os testes conforme a necessidade do auditor.

No livro Business Intelligence: Um enfoque gerencial para a inteligência do negócio, os principais objetivos do Business Intelligence são permitir o acesso interativo aos dados (às vezes em tempo real), proporcionar a manipulação desses dados e fornecer aos usuários a capacidade de realizar a análise adequada. O processo baseia-se na transformação de dados em informações, depois em decisões e finalmente em ações.

Atualmente o software Qlikview é um dos mais modernos e melhores sistemas de Business Intelligence do mundo. Segundo a análise Gartner que desenvolve análises de sistemas de BI do mundo, em seu quadrante que distribui os sistemas de BI oferecidos pelo mercado, o Qlikview aparece, pelo 6º ano consecutivo entre os líderes no mercado junto com o sistema Tableau e o da Microsoft.

Este sistema aplicado a análises e revisões tributárias, proporcionam a descoberta de informações nunca antes conhecidas nos trabalhos de revisão tributária trazendo para bem próximo das empresas a tecnologia utilizada pelo fisco para análises fiscais. E ainda tem mais, é possível realizar aplicações voltadas para auditoria, perícia, contabilidade e até mesmo a aplicações comerciais.

É possível analisar 5 anos ou mais de informações tributárias das empresas utilizando os arquivos das escriturações ECD-Escrituração Contábil Digital,  ECF-Escrituração Contábil Fiscal, EFD-ICMS/IPI, EFD-Contribuições que entram o PIS e COFINS, arquivos XML de notas fiscais eletrônicas, arquivos de PERDCOM, DCTF entre outros e, além de conhecer os dados de forma exata analisando todos os anos em conjunto, é possível realizar cruzamentos dessas informações de forma global.