Image Map

Slide

Edição 67 da Revista Contabilidade e Finanças da USP


Olá leitores! Estão disponíveis os artigos relacionados na 67ª edição da revista científica de Contabilidade Contabilidade e Finanças da USP na base da Scielo.

Vou deixar abaixo os artigos e os links dos artigos desta edição. Destaque para o artigo da professora Ilse sobre orçamentos que com certeza deve ser um excelente trabalho.


O estudo trata o tema folga orçamentária e o impacto na elaboração do orçamento empresarial. As autoras do artigo são Ilse Maria Beuren, Franciele Beck e Fabiane Popik.
Kelly Cristina Mucio Marques, Reinaldo Rodrigues Camacho e Caio Cesar Violin de Alcantara são os autores do artigo. O estudo de caso é uma abordagem frequentemente utilizada em contabilidade gerencial e esse trabalho discute o rigor com que tem sido tratado no ambiente de pesquisa brasileiro, apontando problemas que podem ser evitados para proporcionar maior credibilidade ao processo de construção do conhecimento.
O artigo de autoria de José Alves Dantas e Otavio Ribeiro de Medeiros, traz contribuição para o debate sobre o papel dos auditores para a transparência e solidez do sistema financeiro, um segmento crítico de grande vulnerabilidade no ambiente econômico.
O fato de que a demonstração do valor adicionado (DVA) possui conteúdo informacional relevante, uma vez que é capaz de explicar a variação no preço das ações das empresas pesquisadas, é o que se discute no artigo de Márcio André Veras Machado, Marcelo Alvaro da Silva Macedo e Márcia Reis Machado.
As cooperativas são organizações relevantes no ambiente econômico brasileiro e o artigo de autoria de Flávio Leonel de Carvalho, Maria Dolores Montoya Diaz, Sigismundo Bialoskorski Neto e Aquiles Elie Guimarães Kalatzis, indica que a ideia inicial de que a dualidade inerente às cooperativas de crédito – princípios cooperativos versus eficiência econômica – poderia influenciar a estabilidade, sobrevivência e longevidade dessas instituições.

Alan Nader Ackel Ghani, Roy Martelanc e Eduardo Kazuo Kayo tratam em um ambiente de restrição de crédito a comparabilidade entre empresas de capital aberto e fechado no artigo.
A carreira docente na área de contabilidade é algo que carece de pesquisas que indiquem a perspectiva diagnóstica. É disso que trata o artigo de autoria de Tamires Sousa Araújo, Francielly Dornelas Correia Lima, Ana Clara Lacerda de Oliveira e Gilberto José Miranda.
O artigo de Paulo Ricardo da Costa Reis, Suely de Fátima Ramos Silveira, Marcelo José Braga e Thiago de Melo Teixeira da Costa, trata a questão da aposentadoria e pensão em diferentes camadas de renda.