Image Map

Slide

Matéria da Folha de Londrina em 16/10/2010 - Parte 2

Aprendendo a administrar o orçamento



Folhas de papel, lápis e uma boa dose de disposição são ainda os principais recursos para os endividados ou mesmo para aqueles que têm as contas no azul, mas que desejam aprender a economizar para investir uma parcela do salário. A antiga tabela confeccionada no caderno é uma forma primitiva de controle de gastos que pode ser mais eficaz se for transferida para o computador. Existem diversas ferramentas prontas que auxiliam no desenvolvimento de um controle financeiro, como sites,
softwares ou planilhas no Excel que mostram com mais clareza por onde o dinheiro está escapando.
No blog www.portalfinanceiro.blogspot.com, criado e mantido pelos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unopar, é possível encontrar dicas para sair do vermelho e economizar. O site também disponibiliza gratuitamente uma tabela de controle de gastos que deve ser preenchida a partir das anotações feitas no ''caderninho''. ''Não dá para usar a memória na hora de levantar as despesas. A velha técnica de anotar cada centavo que saiu do bolso ainda é a matriz para qualquer programa de controle de gastos'', orienta o professor Luiz Fernando Soares da Silva.
O diferencial da planilha desenvolvida pelo estudante de Ciências Contábeis, Odair Junior Bergamo, é que ela funciona como uma espécie de ''consultor financeiro'', já que, a partir dos dados fornecidos pelo usuário, a ferramenta gera automaticamente um relatório de desempenho. ''No final do mês, os gráficos demonstram em forma de porcentagem os gastos com moradia, alimentação, educação e lazer, por exemplo. Com esse diagnóstico, cada um poderá avaliar em que itens da economia doméstica é possível cortar despesas e reduzir o custo de vida'', comenta.
A artesã Amália Laine de Oliveira é uma das alunas do curso de capacitação e comenta que quando começou a controlar os gastos foi surpreendida: ''Depois de anotar todas as minhas despesas, percebi que eu esquecia dos pagamentos feitos com o cartão de débito'', conta.
Itamar Cavalcanti Agostini atua no ramo da construção civil e acredita que o curso deveria ser obrigatório em todas as profissões, já que ensina a administrar melhor os recursos financeiros. ''As aulas nos fornecem uma base teórica e temos a possibilidade de verificar as nossas condições à frente de um negócio'', explica. (G.C.)