Image Map

Slide

As modificações da contabilidade e da profissão contábil

Odair Junior Bergamo

          A contabilidade brasileira nos últimos anos vem sofrendo uma série de modificações para a readequação de seus modelos às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS). Com isso, deve ser destacado as adequações internas na profissão atualizando conceitos e princípios para atender a essas exigências de unificação da informação a nível global.
          Com a ampliação dos negócios surge a necessidade internacional de interpretação dos relatórios financeiros em um modelo unificado e padronizado. Criou-se então a figura do IFRS que traduzindo-se significa as Normas Internacionais de Contabilidade. O Brasil deu um importante passo para o avanço da contabilidade ao aceitar o processo de convergência para estas normas internacionais. O marco inicial deste processo se deu com a promulgação das leis 11.638/07 e 11.941/09 onde dexou-se claro a independência entre a legislação contábil e fiscal dando poderes aos órgãos reguladores de contabilidade a editar normas para a implantação e o avanço da contabilidade brasileira no cenário internacional.
          Em muitos anos a contabilidade brasileira se prendeu a padrões fiscais com a utilização pura da lei 6.404/76 onde não se havia outra opção mais adequada em atender as exigências contábeis e fiscais ao mesmo tempo bloqueando dessa forma os avanços da contabilidade. Com a abertura e independência fiscal surge também a necessidade da atualização da profissão contábil no que diz respeito aos conceitos e princípios que norteiam a contabilidade. A alteração da Resolução 750/93 que trata dos princípios contábeis pela 1282/10 modificou basicamente conceitos, deixando de se chamar Princípios Fundamentais de Contabilidade para enunciar os Pincípios de Contabilidade, e readequando-se em função desta nova visão contábil praticada no Brasil.
          O ponto de partida para as modificações contábeis se deu com o Pronunciamento Conceitual Básico editado pelo CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis onde iniciaria uma sequência exaustiva de modificações da contabilidade visando atender as normas internacioais. Este pronunciamento conceitual básico veio para atualizar conceitos e características básicas da contabilidade que há muitos anos eram necessários. Assuntos estruturais, ou seja, a base de conceitos necessários para o desenvolvimento dos pronunciamentos seguintes.
          Portanto, a profissão contábil tende-se a ser considerada a profissão do futuro onde o contador deixa de exercer funções extremamente operacionais passando a atuar como peça fundamental na gestão da entidade e também no auxílio a tomada de decisões.