Image Map

Slide

PASSO A PASSO MEI INICIANTE PARA LOJA DE ROUPAS EMISSÃO DE NOTA FISCAL

Muitos MEIs me pedem como fazer para iniciar um MEI mas comprando com nota fiscal e vendendo com nota fiscal. Segue abaixo um Passo a Passo de todo o processo.

Passo 1: Se for querer abrir uma loja física para receber clientes, verifique se o local é Zona Comercial com a prefeitura. 

Passo 2: Abrir o MEI. Se for loja física tem que informar no tipo de estabelecimento ESTABELECIMENTO FIXO 

Passo 3: Loja de roupas tem dispensa de alvará de licença na maioria dos municípios 

Passo 4: Dependendo do seu estado que você mora, dá para tirar Inscrição Estadual. Dependendo do 
estado não dá. Para saber se o seu estado dá pra tirar inscrição estadual para MEI, visitar o site da Receita Estadual do seu estado e/ou ligar na Receita Estadual no plantão. Se o seu estado emite Inscrição estadual para MEI, aí tem que entrar com o processo para sair a inscrição com a Receita Estadual. Tem estados que sai autimático a IE. 

Passo 5: Alguns fornecedores vendem para MEI sem Inscrição Estadual, mas outros não. Você já vai ter o CNPJ se quiser pode tentar comprar. Se você já tiver Inscrição Estadual, já consegue comprar dos fornecedores informando a sua IE. 

Passo 6: Para vender para o cliente, você pode vender sem nota fiscal para consumidor final CPF. Mas se ele pedir a nota, conforme Código de Defesa do COnsumidor, você vai ter que dar ou não fazer a venda. Se você vender para empresas CNPJ vai precisar emitir nota fiscal. Se quiser emitir nota fiscal para todos os clientes você pode também. 

Passo 7: Se o seu estado emite Inscrição Estadual para MEI, você vai ter que comprar um certificado digital para o MEI. Vai ter que ter um programa emissor de notas fiscais e vai ter que solicitar o cadastramento junto a Receita Estadual. Se o seu estado não tem Inscrição Estadual para MEI, vai ter que emitir a nota fiscal avulsa eletrônica NFA-e emitida pelo site da Receita Estadual. Nesse modelo, cada nota é digitada completa um a um mas sem certificado digital. Mas mesmo essa NFA-e vai precisar fazer um cadastro online no site da Receita Estadual. 

Passo 8: Aprender a administrar o seu negócio assim: 
Outra dica importante pra te ajudar a administrar o seu negócio é baixe o e-book "Como ter um MEI Lucrativo" ele vai te ajudar em muita coisa do seu negócio.

https://www.centraldomicroempreendedor.com.br/formuladomeilucrativo 

Segue lá no instagram para mais dicas e aprender mais sobre o seu MEI! @centraldomicroempreendedor https://www.instagram.com/centraldomicroempreendedor/


Agora.... se não entendeu pode entrar em contato comigo pelo e-mail 

contato@centraldomicroempreendedor.com.br