Image Map

Slide

15 características que a prova dos 100 mt Masculino das Olimpíadas tem a ensinar para empreendedores com Usain BOLT:


1) Carisma antes do início da prova 
- Antes da prova, Bolt estava sorrindo, mandando beijos para seu público, era nítida sua felicidade por estar participando daquele evento. Nos negócios, pensar positivo, ser perseverante e encarar o empreendedorismo com alegria são pontos fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento. Seriedade e profissionalismo é sim importante, mas é bem diferente a arrogância com o carisma. Ser feliz, alegre e transmitir essa alegria para os clientes e pessoas ao seu redor cativa, o torna um ídolo, um líder, um exemplo e um modelo a ser seguido. 

2) Busca de proteção superior antes da largada 
- Antes de se preparar para largar, já agachado, Bolt faz um sinal pedindo ou agradecendo uma proteção superior para a prova. É importante que no empreendedorismo tenhamos uma crença, algo superior, um propósito em que acreditar. Estes pontos é que vão lhe proporcionar energia para ir além e conseguir ser o melhor dando o melhor de si no que for preciso. Muitos esportistas tem um objeto da sorte, ou algo em que encontram uma razão para dar o melhor de si. 

3) O início é sempre mais difícil 
- No início da prova, Bolt começa perdendo. Vai se recuperar da metade para o final da prova. No empreendedorismo, todo dia é uma prova de 100 mt. Cada dia você pode começar perdendo mas se planejando e se preparando para terminar o dia em primeiro lugar como campeão. Se preparar com um planejamento diário das atividades, pode lhe atrasar no início do dia, mas com certeza vai fazer uma grande diferença da metade para o final do dia. Bolt larga mais devagar, mas da metade da prova para o final, recupera a velocidade e massacra os adversários. O segundo colocado Justin Gatlin é explosivo, largou na frente de todos mas manteve a mesma velocidade. Nos negócios seria mesmo que começar o dia logo indo executando tarefas sem planejamento e apagando incêndio. Mais para a metade do dia, mantendo o ritmo explosivo, algumas vezes vai ter que acabar fazendo duas vezes uma mesma tarefa e com isso a perda de produtividade é inevitável 

4) Estrutura física favorável 
- Bolt possui uma estrutura física diferenciada dos concorrentes e mais favorável ao esporte. É o mais alto, o que tem mais massa muscular, o que tem a maior passada (média de 2,40 mt), uma passada do Bolt equivale a 1,3 passada do Gatlin. Nós podemos tirar de lição que a capacitação, a busca por informação, a estrutura do negócio, tem que ser bem avançada e diferenciada dos demais e da concorrência se você quer ir mais longe. Não tome como exemplo os outros, foque na sua estrutura e apenas tenha a capacidade de olhar para o seu concorrente e saber identificar "ele está errando nesse ponto!". 

5) Com foco no objetivo a recuperação é inevitável 
- Da metade da prova para o final, Bolt se recupera e começa a ultrapassar todos os adversários. Com foco na linha de chegada e uma estratégia para completar a prova e vitória é inevitável. Iniciando a prova perdendo, Bolt certo que tem a maior passada de todos, consegue concentrar suas energias no momento em que os adversários já estão estabilizados na sua velocidade. Olhando apenas para a linha de chegada, cuidado da sua estrutura pessoal e seguindo a estratégia, Bolt consegue se recuperar e ganhar a prova. Nos negócios o foco no objetivo deve sempre estar claro na mente do empreendedor, seguido de um plano bem estabelecido, mesmo que inicie perdendo, se acreditar no plano e seguir o plano, a recuperação vem e a vitória é inevitável 

6) Logo após cruzar a linha de chegada, agradece a proteção superior 
- Ao cruzar a linha de chegada, Bolt aponta para o seu coração, olha para os céus e agradece a sua proteção superior. Quando pára, se ajoelha toca o chão e agradece a vitória. Todo empreendedor tem que agradecer pelas pequenas e grandes vitórias. Comemorar resultados é fundamental para novas vitórias. Ser grato com a sua proteção superior logo após a vitória é fundamental para mais sucesso. 

7) Felicidade pelo que faz 
É nítido como Bolt ao correr é feliz. Sempre sorrindo, Bolt demonstra que está alegre e feliz. Ao terminar e ganhar a prova, Bolt olha para o público, sorri, agradece e parece estar mais brincando de correr do que "tendo que correr". Bolt parece um menino quando ganha uma brincadeira de cabo de guerra ou pega-pega. No empreendedorismo a felicidade pelo que faz é extremamente importante. Encare sim, com seriedade e respeito ao seu cliente, mas execute as tarefas do seu trabalho com o espírito de criança, como se estivesse brincando e comemorando cada pequena conquista como se estivesse ganhado uma brincadeira. 

8) Carisma novamente 
- Após a vitória, Bold dá uma volta olímpica em todo o estádio agradecendo a torcida. Abraça seus adversários. O seu carisma é contagiante e com isso atrai seguidores e pessoas que passam a segui-lo por sua energia contagiante. Mais uma vez é provado que o carisma com as pessoas, seus funcionários, seu público, seu cliente é fundamental para o sucesso. Para a criação de seguidores e pessoas que passam a te apoiar mais pelo que você é do que pelas suas vitórias, é fundamental ser carismático e humilde com os que te cercam. É muito melhor ter pessoas que pensam positivo sobre meu nome do que pessoas que guardam rancores quando pensam em meu nome. 

9) Comemora cada vitória como se fosse a primeira grande vitória 
- Bolt faz a volta olímpica parecendo que está brincando e como se tivesse ganho a primeira prova em olimpíadas. Todas as vitórias, mesmo as pequenas no empreendedorismo, deve ser comemoradas como se fossem grandes conquistas. Isto fortalece e cria uma cultura humanizada e preparada para reconhecer os esforços de todos. 

10) Carisma com a audiência 
- Durante a volta olímpica, Bolt pega abraça o mascote das olimpíadas, carrega um boneco do mascote, se aproxima do público, tira fotos com o público. Com isso, ele contagia as pessoas e essas passam a enviar energias positivas para ele. É muito melhor possuir um estádio inteiro de pessoas que adoram seu carisma e seu jeito de ser do que ser mais um que ganhou uma prova das olimpíadas. Seja carismático com os que te cercam. Olhe nos olhos, faça um exercício simples, conte por 1 dia a cor dos olhos de todas as pessoas que você tiver contato durante o dia. 

11) Atenção aos detalhes Tudo no Bolt é pensado. 
Após a prova, Bolt brinca novamente com o que faz e faz um gesto de um raio, já descalço e sem sapatilhas demonstrando sua humildade e o quanto ele está se divertindo com tudo o que está acontecendo. Sinto que ele tenha um espírito de criança quando está correndo e que a prova para ele não se passa apenas de uma brincadeira um pouco mais séria. Os detalhes são muito importantes em qualquer negócio. As sapatilhas de Bolt foram douradas e provavelmente irá usar nas 3 provas e já disse que ao final irá guardá-las de recordação. Os detalhes como a sapatilha dourada atraindo a atenção de todos a parte mais importante de tudo que são seus pés, leva a reflexão do quanto é importante que nos negócios nós cuidemos dos detalhes. As vezes o que para o empreendedor é apenas uma manchinha ou um buraquinho, para o público, para o cliente é uma mancha enorme e o buraco é um baita buraco. Lembre-se, os detalhes fazem a diferença. Promessa é dívida. Prometeu prazo com o cliente, cumpra, Entenda as expectativas do seu cliente. 

12) Pensar grande e acreditar em você 
Na entrevista ao final da prova, Bolt diz que o foco são os 100 mt, 200 mt e revezamento 400 mt. O meu "FOCO" é levar medalha de ouro nas três provas. Pensar grande é fundamental. Pensar grande é diferente de pensar gigante. Bolt poderia querer ganhar pensar gigante e ganhar todas as medalhas das olimpíadas, na corrida, no judô, no salto em distância.... Focou em uma atividade, procurou ser o melhor nesta atividade e pensou grande acreditando em suas capacidades para conseguir ganhar todas as medalhas da sua categoria. 

13) Nunca se esqueça dos seus familiares 
- Durante as comemorações, Bolt se dirigiu aos seus familiares e pessoas que vieram para as olimpíadas para o acompanhar. É nítida a felicidade dele com seus familiares e a felicidade dos familiares com ele também. Nos negócios, a família é muito importante e tem que estar alinhada com seus propósitos no empreendedorismo, comemorando com você, cada vitória que conseguir. 

14) Carisma novamente com o símbolo do raio 
- Mais carisma nas comemorações. Bolt tira as sapatilhas, sobe na grade de proteção para se aproximar de seu público, volta, descalço, faz o gesto do raio como se estivesse brincando. Um show de carisma que contagia o público e atrai seguidores e pessoas que nem mesmo o conhecem mas passam o apoiar pela sua forma em lidar com as pessoas. Empreendedor nunca deve ser arrogante. Entenda que todos são iguais, se o seu foco são grandes empresários que são sérios e profissionais, entenda que profissionalismo e seriedade é bem diferente de arrogância. Seja carismático com todos que estão em sua volta, você nunca sabe quem pode estar ao seu lado e muitas vezes você nem imagina mas um grande cliente pode estar ao seu lado com toda a simplicidade do mundo e que se não cuidar, sua arrogância pode o derrubar e perder um grande contrato. 

15) Fazer com alegria! 
A grande mensagem e imagem que fica é "faça com alegria". Sinto que Bolt não corre por correr, corre para brincar e se divertir, pois isso lhe dá prazer e Bolt adora ganhar. Quando ganha demonstra um sentimento de criança que ganhou uma brincadeira. No empreendedorismo faça com alegria, demonstre felicidade pelo que faz e encare a vida como uma brincadeira pois assim não terá clientes, funcionários, fornecedores, terá seguidores e ídolos.