Image Map

Slide

14 dicas para ficar de olho durante a crise


Em períodos de crise como estamos passando atualmente, a falta de dinheiro assombra muitas pessoas. Em um passado recente, nem dois anos atrás, o poder de consumo da população estava mais elevado possibilitando mais gastos e/ou com menos preocupações. Com a falta de dinheiro, muitas demissões, a necessidade de corte de gastos é automática. Assim, é natural que algumas pessoas/empresas ajam de forma instintiva com toda criatividade do brasileiro para se beneficiar de alguma forma do consumidor. 

Montei essas 14 dicas abaixo, que são básicas mas que em períodos como os que estamos passando, é provável que você se depare com alguma situação dessas:

1) Confira o troco
Quando pagar uma conta em dinheiro, confira o troco que está recebendo, cuidado que o troco errado pode ser proposital.

2) Confira o comprovante
Pagou uma conta com cartão de crédito, confira o comprovante. É provável que 1 ou 2 reais a mais você não note e pague a mais.

3) Confira a conta de telefone
Cuidado com as franquias de minutos, tem operadoras cobrando excedente mesmo sem ter esgotado a franquia.

4) Controle a conta de energia e água
Anote na data da leitura, o número que consta no medidor. Na próxima leitura, confira a quantidade consumida. Com o aperto nos gastos, é provável que as operadoras diminuam leituristas e aumentem a quantidade de casas e com isso eles acabam sempre tirando a média da leitura e você pode estar pagando a mais por isso.

5) Contratação de serviços
Exiga todos os seus direitos. Se entrar em uma auto-escola, exiga aprendizado eficiente. Se contratar um serviço de manutenção, confira o trabalho e reclame se estiver mal executado.

6) Escola de inglês
Peça para assistir duas aulas antes de efetuar a matrícula. Uma nas turmas iniciantes para verificar a metodologia e outra na última turma para ver se todos já estão falando bem inglês.

7) Supermercado
O ideal é ir em duas pessoas onde uma irá só acompanhar os itens sendo registrados. Aqui é fácil colocar um preço promocional na gôndola e passar outro no caixa. Cuidado também com o volume, é provável que passe um produto mais de uma vez e você pague a mais.

8) Transporte coletivo
Sempre com bolsa ou mochila na frente do corpo. Nunca usar carteiras ou celular no bolso de trás.

9) Nas ruas
Além das dicas do número 8, ande sempre atento e olhando para trás e para os lados procurando identificar qualquer atividade suspeita em sua direção. Cuidado com as pessoas que vêm pedindo informações. Cuidado com fones de ouvido sem fio, além de serem alvo fácil, ainda denunciam que você está com celular. Cuidado ao andar digitando no celular, bandidos passam correndo e levam seu aparelho facilmente.

10) Boletos
Sempre confira os dados do boleto. Se o código de barras ficar ilegível e o caixa no ato do pagamento precisar digitar a linha digitável do boleto, confira depois com o comprovante se foi digitado corretamente.

11) IPVA
Existem lotéricas cobrando R$ 2,00 para imprimir as parcelas do IPVA. Isso é roubo, você consegue pagar o IPVA com a primeira guia com o número do Renavan.

12) Padaria
Vai comprar um pão doce, pão de forma, ou outra coisa, confira a data de validade e ainda mais, verifique se não há sinais de substituição de etiquetas ou etiquetas remarcadas. Confira o estado do produto se não está estragado. Você pode estar comprando pão de uma semana com data de fabricação de hoje.

13) Automecânica
Leve em uma que você confia. É possível que façam substituições de peças que no seu veículo estão boas por outras ruins para utilizar em outros veículos.

14) Plano de Saúde
Confira os valores das consultas ou exames. Existem consultas que são passadas como exames. Confira a data de cobrança das consultas com reajuste de valores.