Image Map

Slide

Edição 68 - Revista Contabilidade & Finanças - USP


Saiu a edição 68 da revista de Contabilidade e Finanças FEA-USP. Seguem abaixo os dados e links dos artigos publicados: 
Para acessar a todos os artigos  clique aqui.

Título: Principais Consequências da Adoção das IFRS: Análise da Literatura Existente e Sugestões para Investigação Futura.
Autores: Isabel Maria Estima Costa Lourenço e Manuel Emílio Mota de Almeida Delgado Cas­telo Branco
Resumo:  Nele, abordam, a partir da análise de publicações em periódicos internacionais contidos no elenco do So­cial Sciences Citation Index (SSCI), os impactos positivos gerados pela adoção das IFRS no mercado de capitais, na capacidade de previsão dos analistas, na comparabilidade e no uso da informação.
Clique aqui para ler o artigo.


Título: Fatores Determinantes para o Fechamento do Capital de Companhias Listadas na BM&FBOVESPA
Autores: Patrícia Maria Bortolon e An­nor da Silva Junior
Resumo: Indica que os principais fatores para o fechamento de capital são maior concentração da propriedade e do controle, menor free-float, menor liquidez das ações, maior disponibilidade de caixa e porte.
Clique aqui para ler o artigo.


Título: A Comparabilidade das Escolhas Contábeis na Avaliação Posterior de Proprieda­des para Investimento: Uma Análise das Companhias Abertas Brasileiras e Portugue­sas
Autores: Flaida Êmine Alves de Souza, Reiner Alves Botinha, Pablo Rogers Silva e Sirlei Lemes
Resumo: Demonstra que, apesar das escolhas contábeis permitidas pela IAS 40, houve uma comparabilidade média entre as práticas contábeis das entidades desses países, porém com decréscimo do índice ao longo dos anos.
Clique aqui para ler o artigo.


Título: Fatores Determinantes do Pagamento de Dividendos no Brasil
Autores: Cristiano Augusto Borges Forti, Fernanda Maciel Peixoto e Denis Lima e Alves.
Resumo: Além de indicar os fatores mais relevantes para a distribuição de dividendos, dentre os achados, apresenta variáveis que inibem a distribuição.
Clique aqui para ler o artigo.


Título: Uma Análise das Diferenças em Termos dos Interesses Profissionais a Partir do Projeto de Substituição da IAS 39.
Autores: Cláudia Daniela Ferreira da Mota Carvalho, Fábio Henrique Ferreira de Albuquerque, Joaquín Texeira Quirós e Maria do Rosário Fernandes Justino
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida com a perspectiva de identificar os principais obstáculos a serem enfrentados para atingir a plena harmonização.
Clique aqui para ler o artigo.


Título: Comparando o Uso de Men­suração Forward-Looking e Contemporânea de Desempenho na Formulação de Con­tratos de Incentivo Quando Existe o Problema do Horizonte: Uma Análise Experi­mental.
Autores: Luis Paulo Guimarães dos Santos
Resumo: Por meio de um experimento, trata o desempenho em contratos de incentivo na presença do problema do horizonte, sugerindo que o lucro econômico ajuda a mitigar o problema de miopia gerencial no longo prazo.
Clique aqui para ler o artigo.


Título: Determinantes da Oferta e da Demanda de Créditos Comerciais por Micro, Pe­quenas e Médias Empresas.
Autores: Trabalho de autoria de Claudinê Jordão de Carvalho e Rafael Felipe Schiozer.
Resumo: O entendimento de que o crédito comercial e o financiamento bancário de curto pra­zo são fontes complementares, e não substitutas, de recursos para as MPMEs, de que a proporção de vendas a prazo, o prazo médio de recebimento e o crescimento das vendas estão positivamente relacionados à quantidade demandada de créditos comerciais e o uso estratégico da oferta do crédito comercial para o aumento de vendas são os achados do artigo.


Título: A Estrutura a Termo da Taxa de Juros e seu Impacto no Teste de Adequação de Passivo para Seguradoras no Brasil
Autores: Antonio Aurelio Duarte, Aldy Fernan­des da Silva, Luciano Vereda Oliveira, Elionor Farah Jreige Weffort e Betty Lilian Chan.
Resumo: Analisa os resultados do Teste de Adequação de Passivos, decorrentes da utilização de diferentes modelos de construção, tais como a técnica de interpolação por spline cúbico, o modelo de Svensson (adotado pelo regulador) e o modelo de Vasicek.
­