Image Map

Slide

POLÍCIA MILITAR INVESTE EM BUSINESS INTELLIGENCE

A Polícia Militar, através do CCI - Centro de Comunicações e Informática, promoveu habilitação técnica no Software de BI QlikView - Business Intelligence, entre os dias 09 e 14 de Dezembro de 2009.

 

Professor Bruno treinando equipe no CCI

 

A etapa inicial do processo de implementação desta ferramenta de BI foi a capacitação técnica dos desenvolvedores de soluções de BI no CCI. O próximo passo é a expansão da ferramenta para os Analistas de Negócios em outras áreas estratégicas na PMSC: Logística, Finanças, Inteligência e Planejamento Operacional.

 

 

Painel de Indicadores - "Dashboard"

 

O termo Business Intelligence (BI) - pode ser traduzido como Inteligência de Negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.

 

 

Business Intelligence - Inteligência de Negócios

 

A Inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para acessar dados e explorar informações (normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart), analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que lhes permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão (JFF).

 

As organizações tipicamente recolhem informações com a finalidade de avaliar o ambiente empresarial, completando estas informações com pesquisas de marketing, industriais e de mercado, além de análises competitivas. Organizações competitivas acumulam "inteligência" à medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados.

 

Geralmente, os coletores de BI obtêm as fontes primárias de informação dentro das suas empresas. Cada fonte ajuda quem tem que decidir a entender como o poderá fazer da forma mais correta possível. As fontes secundárias de informações incluem as necessidades do consumidor, processo de decisão do cliente, pressões competitivas, condições industriais relevantes, aspectos econômicos e tecnológicos e tendências culturais.

 

Cada sistema de BI determina uma meta específica, tendo por base o objetivo organizacional ou a visão da empresa, existindo em ambos objetivos, sejam eles de longo ou curto prazo.

 

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Business_intelligence

 

 

 

Tela do Software QlikView

 

"O QlikView oferece rapidez, flexibilidade, facilidade de uso e recursos poderosos para corporações de pequeno, médio e grande portes. A ferramenta possui a capacidade de transformar dados em conhecimento do negócio, permitindo melhores decisões e criando novas oportunidades para qualquer tipo de empresa.

 

O QlikView oferece uma nova perspectiva para aplicações de banco de dados. Ao contrário das ferramentas tradicionais, o QlikView possui uma interface única para as diversas fontes de dados e não tem foco em tabelas, formulários ou relatórios, mas sim na associação dos dados, o que torna possível realizar a chamada trilha de auditoria de dados. Isso torna a aplicação bastante atraente, principalmente do ponto de vista das facilidades que oferece, produzindo resultados rápidos e seguros."

 

Fonte: QlikView http://www.toccato.com.br/conteudo.php?sec=57

 

Com informações do Cap Jacques, Desenvolvedor e Chefe da Equipe de Desenvolvimento e Análise de Sistemas da PMSC

 

FONTE: http://www.pm.sc.gov.br/policial/profissional/ensino/artigos-de-opinioes/policia-militar-investe-em-business-intelligence.html