Image Map

Slide

Outsourcing tax analysis with Business Intelligence

Recentemente em notícia a Receita Federal publicou em seu site a possibilidade dos empresários de empresas do Simples Nacional se autoregularizarem em função de várias multas que serão proferidas contra estes mesmos empresários. São os tão falados Cruzamentos Fiscais. Nesses cruzamentos, as informações como Nota Fiscal Eletrônica, Declarações Mensais, Informações de Cartórios Imobiliários e Informações da rede bancária estão sendo validadas entre si no objetivo de encontrar divergências entre as informações prestadas e geradas pelas empresas ao fisco.

Em matérias anteriores notamos que o Fisco Paranaense, como exemplo, adquiriu um supercomputador capaz de realizar diversas validações em um curto espaço de tempo. Estas validações que podemos chamar de cruzamentos, são realizados com a utilização de softwares específicos para análise em massa, isto é, em grandes quantidades de informações.

Existem vários softwares que são capazes de gerar informações utilizando a mecânica de Business Intelligence como Cognos IBM, Microstrategy, Hyperion, Business Objects, Oracle, SAP e QlikView. A sistemática operacional destes softwares exigem muitas vezes conhecimento em programação e desenvolvimento de sistemas para se tornar operacional. Estes projetos sempre devem ser realizados em parcerias com desenvolvedores e os usuários da informação sendo Administradores, Contadores entre outros.

O foco do Business Intelligence é voltado para informações gerenciais sobre o desempenho do negócio. Em se tratando do fisco como usuário da informação, o Business Intelligence para este usuário relaciona-se com informações fiscais e tributárias dos contribuintes. Pensando nisto, trabalhamos com a mesma lógica utilizada pelo fisco na validação destas informações.

Utilizamos as características do Business Intelligence aplicando a área fiscal e procurando antecipar e proteger a empresa destas validações fiscais realizadas pelo fisco. Para que isto seja eficiente utilizamos software de BI desenvolvido para informações fiscais da empresa que partem dos arquivos XML das Notas Fiscais Eletrônicas, os arquivos SPED Fiscal e SPED Contribuições e por último validando estas informações com os dados efetivos gerados pela empresa e pelo escritório de Contabilidade realizando eficientes cruzamentos fiscais mencionados pelo fisco.

Interessados entrar em contato.

Odair.