Image Map

Slide

Valores Materiais x Valores Espirituais

Os valores materiais são necessários à vida na Terra, sem os quais não haveria progresso, constituindo-se, porém, em meios e não finalidades para o desenvolvimento espiritual do homem.

Percebendo, no viver, as coisas que lhe dão prazer, as que satisfazem suas necessidades, as que lhe são úteis, o homem primitivo passa a dar a essas coisas um valor correspondente à sua satisfação.
Durante um longo período do seu desenvolvimento, no decorrer de muitas e muitas encarnações, tudo faz para conseguir essas coisas , na conquista das quais, emprega todo o seu saber e suas energias. Sua inteligência vai assim, se desenvolvendo, no exercício egoístico de conseguir, apenas a satisfação das suas necessidades, na obtenção de tudo que lhe causa prazer.
À medida que isso acontece, no relacionamento com os outros, começa a perceber que há outras coisas que também lhe dão prazer, coisas vindas das pessoas com as quais convive.
Inicia-se, então, o desenvolvimento de sua sensibilidade espiritual, que vai levá-lo ao desenvolvimento moral.
Na busca desses prazeres espirituais, começa a valorizar pessoas e situações que lhe proporcionam esses prazeres , que fazem bem ao seu “eu” interior, dando-lhe sensações e emoções agradáveis.
Seu desenvolvimento espiritual continua, através das reencarnações, mas agora , ao lado dos valores materiais, busca também, ainda egoisticamente, pensando somente em si, no seu prazer, valores espirituais.
Somente, quando sua sensibilidade mais desenvolvida lhe permite perceber que o outro também sente e quer as mesmas coisas que ele, inicia seu desenvolvimento moral.
Nesse momento, que não é o mesmo para todos, que depende do grau evolutivo alcançado, que por sua vez, depende do livre-arbítrio de cada um, inicia-se a luta consciente ou inconsciente, entre a busca dos valores materiais e os valores espirituais.
Mas há necessidade de escolher-se entre uns e outros ?
Não. Vivemos em um mundo material, precisamos de coisas materiais para um bem viver, precisamos trabalhar para obtê-las e mantê-las. Quanto menos preocupações com a obtenção de valores materiais necessários à sobrevivência , à segurança e ao conforto , melhores condições tem o homem de buscar os valores espiritais .
A satisfação das suas necessidades materiais facilita, pois, a busca da satisfação das suas necessidades espirituais.
O que impede uma satisfação harmônica do homem é a super - valorização dos bens materiais em detrimento dos valores espirituais, os únicos que acompanharão o espírito, quando deixa o corpo morto e em toda sua trajetória evolutiva.
É ter como meta do seu viver a obtenção dos valores materiais, custe o que custar, sem se preocupar com as conseqüências das suas ações para si e para os outros. É colocar sua felicidade em coisas exteriores a ele mesmo, não usando seus recursos íntimos, seu potencial espiritual para a sua paz e felicidade.
Na própria busca dos valores materiais estão as oportunidades do desenvolvimento dos valores espirituais, sendo aquela um instrumento, para que esse desenvolvimento ocorra, naturalmente, no próprio exercício do viver.
Na valorização real e exata dos valores materiais para a conquista dos valores espirituais que o espírito tem, em potencial, ao ser criado, está a chave da paz e da felicidade possível do homem na Terra, ainda que seja um espírito em desenvolvimento.
Seu processo evolutivo, pode, então, ser realizado sem tanto sofrimento, sem tanta dificuldade, em menos tempo.
A visão de uma vida eterna, contínua, com a responsabilidade do ser de desenvolver-se para atingir seu destino de perfeição e felicidade, dá ao homem a condição essencial de buscar na Terra os valores materiais necessários à satisfação das suas necessidades , sem prejuízo da satisfação das necessidades do espírito imortal.

Fonte: LEDA DE ALMEIDA REZENDE EBNER