Image Map

Slide

Pesquisa SPED FiscoSoft Novembro 2011

Recentemente a empresa de consultoria fiscal FiscoSoft realizou uma pesquisa para identificar o custo para as empresas para estar em conformidade com os sistemas SPED. 

A pesquisa intitulada PESQUISA SOBRE O CUSTO DE CONFORMIDADE E CONSEQUÊNCIAS SPED  analisou 1188 empresas onde a maioria delas são clientes FiscoSoft. Os procedimentos metodológicos adotados para a pesquisa foi a aplicação de um questionário composto por  Segue abaixo os resultados da pesquisa onde informações mais detalhadas podem ser observadas na integra da pesquisa para download clicando AQUI:


QUESTÃO 1: Acredita que necessita aplicar hoje mais recursos (horas de profissionais, sistemas, consultoria externa, etc.) para cumprir com as obrigações tributárias do que aplicava antes do surgimento
do SPED?
R: SIM - 96,3%


QUESTÃO 2: Considerando que as empresas e os fiscos ainda estão em uma fase de transição, adotando novas obrigações acessórias que irão substituir antigas obrigações (ex.: Sintegra), acredita que daqui a 3 anos precisará de menos recursos para cumprir com as obrigações, ou seja, teremos uma simplificação e redução das obrigações acessórias?
R: NÃO - 59,7%


QUESTÃO 3: Entende que o SPED e os documentos eletrônicos (NFe, NFS-e, CT-e) trouxeram ou trarão benefícios para a empresa quanto a melhorias gerenciais e de controles internos, redução de erros, etc.?
R: SIM - 79,3%


QUESTÃO 4: Entende que o SPED e os documentos eletrônicos (NFe, NFS-e, CT-e) trouxeram ou trarão benefícios para a empresa quanto à redução de concorrência desleal (em decorrência da  transparência e maior facilidade na fiscalização por parte do fisco, evitando assim sonegação fiscal)?
R: SIM - 75,1%


QUESTÃO 5: Entende que o SPED e os documentos eletrônicos (NFe, NFS-e, CT-e) trouxeram ou trarão benefícios para a empresa quanto a melhorias no relacionamento com clientes ou fornecedores, por exemplo, com a  integração e automação de processos de compras, simplificação e padronização na emissão e recebimento de documentos fiscais, B2B, etc.?
R: SIM - 72,6%


QUESTÃO 6: Com relação à quantidade de pessoas alocadas para cumprimento das obrigações acessórias, houve aumento no nº de colaboradores com a entrada do SPED?
R: Não, mas houve aumento na quantidade de horas de trabalho de cada colaborador - 46,5%


QUESTÃO 7: Relativamente aos recursos necessários para cumprir com as obrigações tributárias (principais e acessórias), informe quanto representa o total despendido hoje perante o faturamento da empresa (Informe em percentual: (despesas/faturamento)*100, e não o valor despendido):
R: 10% - 24%


QUESTÃO 8: Alocação da maioria dos gastos:
R: Recursos Humanos - 38,52% dos gastos.


QUESTÃO 9: A alta administração da empresa teve envolvimento no tratamento da questão SPED em sua empresa?
R: SIM, mas pouco envolvimento - 50,3%.


QUESTÃO 10: Sua empresa já percebeu algum procedimento do fisco estadual ou federal baseado no tratamento de dados que sua empresa tenha apresentado ou em documentos eletrônicos (NFe, CT-e) ou em arquivos do SPED ?
R: NÃO - 64,2%


QUESTÃO 11: Sua empresa já se preocupou em aumentar a qualidade das informações ou dos processos internos por conta da maior exposição trazida pelo SPED e NF-e ?
R: SIM, na implementação - 53,2%


QUESTÃO 12: Sua empresa já adotou melhorias para garantir o arquivamento, pesquisa e recuperação de todos os documentos eletrônicos emitidos ou recebidos?
R: SIM, mas ainda temos dificuldade para obter documentos dos fornecedores - 67,3%


QUESTÃO 13: Entende que o SPED tem reduzido custos com relação à dispensa de emissão e armazenamento de documentos em papel?
R: SIM - 53,8%


QUESTÃO 14: Entende que houve redução de custos com a racionalização e simplificação das obrigações acessórias?
R: NÃO - 79,4%


QUESTÃO 15: Houve uniformização das informações que o contribuinte presta às diversas unidades federadas?
R: NÃO - 54,8%


QUESTÃO 16: Houve redução do envolvimento involuntário em práticas fraudulentas?
R: SIM - 67,0%


QUESTÃO 17: Há efetiva possibilidade de troca de informações entre os próprios contribuintes a partir de um leiaute padrão?
R: SIM - 61,0%


QUESTÃO 18: O SPED, de alguma forma, reduziu custos administrativos da empresa?
R: NÃO - 79,8%


QUESTÃO 19: Houve melhoria da qualidade da informação enviada aos fiscos?
R: SIM - 81,4%


QUESTÃO 20: Qual sua opinião sobre os impactos do SPED, de maneira geral para o país?
R: POSITIVO - 92,5%


QUESTÃO 21: Qual sua opinião sobre os impactos do SPED, de maneira geral para a empresa?
R: POSITIVO - 63,3%


CONCLUSÃO


Como se verifica pelo resultado da pesquisa, o SPED aumentou os custos e as horas de trabalho dos  departamentos envolvidos. Em parte, por conta da falta de simplificação e racionalização das obrigações acessórias. Por outro lado, a maioria das empresas afirma que a qualidade da informação aumentou, e ainda, que a fraude involuntária diminuiu. Mais de 70% dos pesquisados afirmaram que houve diminuição da concorrência desleal em virtude da diminuição da sonegação fiscal. Adicionalmente, foi verificado que a alta administração da empresa, muito embora a importância do SPED seja conhecida, teve pouco envolvimento.
Por fim, apesar do aumento de custos, concluiu-se que o SPED é positivo para o país (mais de 90% das respostas), e também para as empresas (63,3% das respostas).